COVID-19: Cuidados a ter com o meu animal de companhia

Com cuidados simples e básicos de higiene conseguimos minimizar os riscos de contágio.

Todos questionamos como passarão a ser as nossas vidas daqui em diante. Será que voltaremos às nossas rotinas antes da era Covid ou teremos de nos readaptar?

Sem dúvida que têm sido profundas as alterações globais em todos os setores das nossas vidas, incluindo até nos hábitos dos nossos animais de companhia.

 

Tal como nós, os animais precisam de rotinas para se sentirem seguros e confiantes, daí que nunca tenham sido restringidos os passeios diários dos nossos companheiros, mesmo durante os confinamentos mais rigorosos.

 

Num mundo em mutação e com evoluções positivas no sentido de podermos começar a respirar de alívio, infelizmente, ainda não podemos descurar as recomendações para prevenção de riscos de contágio.

 

Como minimizar o risco de contágio?

Relembramos alguns cuidados a ter dentro de casa e sempre que sejam realizados os habituais passeios ao exterior:

  1. Evitar contacto e/ou interação com outros animais e pessoas, visto que os mesmos podem ser transportadores do vírus.
  2. Higienize muito bem as mãos após o passeio de rotina.
  3. Deixe a sua roupa e sapatos usados na ida à rua, à entrada de casa para evitar a contaminação de superfícies no seu interior;
  4. Higienize sempre as patas do seu fiel companheiro de quatro patas, após os passeios ou sempre que se justifique:
  • As patinhas podem ser higienizadas com recurso a toalhitas humedecidas com gel desinfetante ou lavadas com água e sabão (ex.: sabão azul e branco). A lavagem com água e sabão, embora não destrua o vírus, garante que o mesmo é removido da pele, por ação mecânica;
  • A higienização deve incluir as almofadinhas e os espaços interdigitais;
  • Nunca utilize lixívia ou álcool (puro);
  • No final deste procedimento, lave e desinfete as suas mãos.

 

Porque é que é importante?

O vírus COVID-19 (SARS-CoV-2) pode manter-se várias horas ou dias em superfícies, podendo, tal como tantos outros, ser transportados para dentro de casa, contaminando as mais variadas superfícies.

 

Estas recomendações são gestos simples que em conjunto com todas as diretrizes das entidades competentes, garantirão a proteção de toda a sua família.

 

Petki

Segurança nas incertezas